Buscar

Carrinho

X

cava

Banner-Cava

O QUE É UM ESPUMANTE?

Para poder explicar o que é um espumante, será abordado o processo desde a colheita até o engarrafamento.

Após a vindima, é elaborado o mosto com as uvas selecionadas, para dar início à primeira fermentação, onde será obtido o vinho base (o vinho sem a presença de borbulhas).

Para produzir um espumante, é preciso que o vinho base passe por uma segunda fermentação, para que surjam as tão apreciadas borbulhas (gás carbônico) próprias dos espumantes.

É neste processo de segunda fermentação, onde acontece a primeira diferença entre os tipos de espumantes, que podem ser elaborados pelo método Champenoise ou Charmat.

O método Champenoise é quando a segunda fermentação acontece na própria garrafa, originando as borbulhas de forma natural, com um tempo mínimo de envelhecimento. Obtendo espumantes com maior estrutura e complexidade.

No método Charmat, a segunda fermentação acontece em tanques de inox, onde se controla a liberação de gás carbônico e a temperatura, obtendo vinhos mais leves e refrescantes.

Além dos métodos de produção, também são considerados para classificar os espumantes os tipos de uva, a quantidade de açúcar e a região de origem. Como o Cava, que é natural da região do Penedès, ao sul da província de Barcelona, na Espanha. Ou o Prosecco, que é natural da região do Vêneto, na Itália.

O QUE É UM CAVA E QUAL SUA ORIGEM?


O espumante de denominação de origem Cava (D.O. Cava), se produz principalmente na região do Penedès, área caracterizada por ter excelentes condições para a elaboração de espumantes.

A produção nessa região teve início no século XIX, onde os produtores locais começaram a pesquisar o método champenoise elaborado com as uvas locais, como Xarel-lo, Macabeo ou Parellada. Assim nasceu o Cava, com identidade própria e reconhecido até hoje entre os melhores espumantes de qualidade do mundo.

Os Cavas são diferenciados pelo tipo de uva, quantidade de açúcar e tempo de envelhecimento. As uvas mais utilizadas são Macabeo, Xarel-lo e Parellada. Para os rosados, as uvas mais utilizadas são Chardonnay, Pinot Noir e Trepat, sendo a última nativa da região.

Imagem-Cava
ImagemPopUpDesk
ImagemPopUpMob

Dados enviados com sucesso :)

Receba o cupom por e-mail E fique por dentro das nossas novidades.