O QUE É UM ESPUMANTE?
Para poder explicar o que é um espumante, será abordado o processo desde a colheita até o engarrafamento.
Após a vindima, é elaborado o mosto com as uvas selecionadas, para dar início à primeira fermentação, onde será obtido o vinho base (o vinho sem a presença de borbulhas).
Para produzir um espumante, é preciso que o vinho base passe por uma segunda fermentação, para que surjam as tão apreciadas borbulhas (gás carbônico) próprias dos espumantes.
É neste processo de segunda fermentação, onde acontece a primeira diferença entre os tipos de espumantes, que podem ser elaborados pelo método Champenoise ou Charmat.
O método Champenoise é quando a segunda fermentação acontece na própria garrafa, originando as borbulhas de forma natural, com um tempo mínimo de envelhecimento. Obtendo espumantes com maior estrutura e complexidade.
No método Charmat, a segunda fermentação acontece em tanques de inox, onde se controla a liberação de gás carbônico e a temperatura, obtendo vinhos mais leves e refrescantes.
Além dos métodos de produção, também são considerados para classificar os espumantes os tipos de uva, a quantidade de açúcar e a região de origem. Como o Cava, que é natural da região do Penedès, ao sul da província de Barcelona, na Espanha. Ou o Prosecco, que é natural da região do Vêneto, na Itália.
O QUE É UM CAVA E QUAL SUA ORIGEM?
O espumante de denominação de origem Cava (D.O. Cava), se produz principalmente na região do Penedès, área caracterizada por ter excelentes condições para a elaboração de espumantes.
A produção nessa região teve início no século XIX, onde os produtores locais começaram a pesquisar o método champenoise elaborado com as uvas locais, como Xarel-lo, Macabeo ou Parellada. Assim nasceu o Cava, com identidade própria e reconhecido até hoje entre os melhores espumantes de qualidade do mundo.
Os Cavas são diferenciados pelo tipo de uva, quantidade de açúcar e tempo de envelhecimento. As uvas mais utilizadas são Macabeo, Xarel-lo e Parellada. Para os rosados, as uvas mais utilizadas são Chardonnay, Pinot Noir e Trepat, sendo a última nativa da região.